Blog

Erros na jardinagem: será que você está cometendo algum?

Cuidar do jardim é uma das atividades mais terapêuticas que existem. E neste processo aprendemos muito sobre as plantas e do que elas gostam. Para facilitar seu dia a dia, listamos algumas dicas de como evitar erros comuns na jardinagem. Plantas longe do campo de visão, a falta de espaço no vaso, o excesso de sol ou de água e a proximidade entre elas são alguns dos aspectos que é preciso estar sempre atento.

Atenção nas plantas escondidas

As plantas que ficam fora do campo de visão, como as suspensas ou em locais de difícil acesso tendem a serem esquecidas e ficarem sem cuidados, então sempre que possível deixe-as em seu campo de visão. As plantas “escondidas” geralmente dão dicas do que estão precisando. Folhas pálidas e enrugadas são sinais de falta de umidade, as escurecidas e moles significam excesso de água e os caules que crescem bastante, mas com poucas folhas, indicam falta ou ausência de luz. Lembre-se de deixar as plantas em um local fácil.

Dica para saber se a planta está precisando de água

 Toda planta precisa de cuidados e nutrientes para crescer, afinal, ela é um ser vivo. As condições de clima influenciam bastante nas suas necessidades, assim como o ambiente interno em que ela está: ventilação, luz natural e ar condicionado. Para saber se planta está precisando de água, use o velho truque do “dedômetro”: encoste a ponta do indicador na terra/substrato, se o dedo ficou sujo não é preciso colocar mais água, mas se o dedo sair limpinho está na hora de regar!

Vaso apertado e plantas sem espaço

Sabe quando você compra uma roupa para seu filho e ele cresce? E então você precisa comprar uma nova para essa nova fase de crescimento?! Com as plantas é semelhante, se o vaso está “apertado” você precisa fazer o replante em um vaso maior. Uma planta para chegar a 80 cm de altura, por exemplo, precisa de um vaso com 30 cm de profundidade e 20 cm de diâmetro, no mínimo. Pesquise e consulte um especialista para saber o vaso ideal para a sua planta.

Quantidade de sol

Neste aspecto, alguns pacotes de semente já ajudam ao incluir nas informações a quantidade de sol recomendada: sol total: 6 ou mais horas por dia, sol parcial/sombra: de 3 a 5 horas por dia, sombra total: menos de 3 horas de sol por dia. Antes de plantar observe todas as informações do pacote ou pesquise, pois cada espécie tem uma necessidade diferente e até a época do ano pode interferir no saúde da planta. As mudas normalmente apresentam sintomas que ajudam a identificar se ela está se adaptando bem ou não com a quantidade de sol. Espécies que precisam mais de sol tendem a apresentar folhas atrofiadas quando há ausência. E as que preferem sombra, as folhas amarelam ou queimam quando há excesso de sol.

Cuidado com a aglomeração

Fique atento para não plantar as sementes muito próximas umas das outras, pois isso faz elas competirem por nutrientes, refletindo no crescimento das plantas que geralmente ficam menores e mais fracas. Mais uma vez o pacote de sementes pode ajudar a saber a distância recomendada no plantio. Vale destacar que nem todas as sementes germinarão e nem todas as plantas irão amadurecer. Então se você já plantou e elas estão próximas, vale a pena remover algumas e fazer um replantio, se isso for possível.

Gostou!? Siga a Abricol no Facebook e no Instagram. Fique por dentro das novidades.

Veja Também:

Compartilhe

Categorias

Fale conosco

Institucional

Para o campo

Onde estamos

Avenida Perimetral, qd 01, lt 03E – Setor oeste – Aparecida de Goiânia – GO – CEP 74980-145